1. Não é recomendável usar qualquer tipo de protetor ou bronzeador feito em casa. Eles podem ser causa de alergia e potencializar a ação da luz do sol, aumentando os danos, inclusive queimaduras.
2. Na praia ou piscina o Protetor Solar deverá ser aplicado 30 minutos antes da exposição.
3. Reaplique o Protetor Solar sempre que você sair da água, e com a freqüência indicada na embalagem do produto que você estiver usando.
4. Usar o Protetor Solar também nas orelhas, pés e axilas. Não se distraia! O esquecimento pode causar queimaduras que, acumuladas, podem ser fator de risco de câncer de pele.
5. Usar o Protetor Solar com uma atenção especial no nariz e ombro, devido ao muito contato com os raios solares.
6. Calvos devem tomar cuidado especial com o couro cabeludo. Fazendo o uso de Protetor Solar também na calvície.
7. Neste verão, evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líqüido corporal.
8. Neste verão, hidrate-se, bebendo sucos naturais, água de coco e principalmente muita água, sua pele irá agradecer.
9. Neste verão faça o uso de chapéu ou boné no seu figurino. É charmoso e ajuda na proteção contra os raios solares intensos.
10. Excesso de sol pode provocar queimaduras solares, que além de arder, irá atrapalhar o sono e prejudicar o visual. Pode evoluir para um câncer de pele.
11. O Excesso de sol pode provocar o foto envelhecimento. É o caso dos raios UVA causadores do fotoenvelhecimento.
12. As agressões provocadas na pele pelo excesso de raios solares ultravioletas são acumulativas, portanto ao se expor ao sol faça o uso de um bom Protetor Solar sempre reaplicando a cada duas horas.
13. Os raios ultravioletas possuem efeito acumulativo penetrando no núcleo da célula e causam uma mutação que fica registrada no DNA. No futuro, o acúmulo de mutações pode gerar uma célula cancerígena. Ou seja: ter uma queimadura forte, com bolha ou vermelhidão, durante a infância ou até os 20 anos é o suficiente para entrar no grupo de risco.
14. Câncer de pele
15. É o câncer de pele é o mais freqüente na população e pode matar, portanto, neste verão faça o uso de um bom protetor solar.
16. Os raios UVA causam o envelhecimento da pele, fica na mesma concentração durante todo o dia.
17. Os raios UVB aumentam a concentração no período de 10h às 15h, e são esses, os maiores responsáveis pelas queimaduras solares e, por conseqüência, pelo câncer de pele.
18. Pessoas com pele, olhos e cabelos claros, com muitas pintas ou com antecedentes na família têm mais chances de desenvolver câncer de pele caso não se protejam adequadamente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANVISA; “Verão: cuide da sua pele”; Http://www.anvisa.gov.br/divulga/reportagens/141207.htm; site acessado 01/12/2008.