domingo, 9 de maio de 2010
DIABETES MELITUS
Prevenção é o primeiro passo
Os números da Organização Mundial de Saúde não deixam dúvidas de que a Diabete ou o Diabetes Melitus é uma doença grave e merece todos os cuidados. Calcula-se que, de cada 100 pessoas, sete sofram da doença. No mundo, isto equivale a cerca de 150 milhões de pessoas. Pelos cálculos da OMS até 2025, o número de doentes pode dobrar.
Mas exatamente o que é a Diabete? É um distúrbio causado pela falta de insulina no organismo, o que faz com que a glicose ingerida fique circulando pelo sangue em vez de se transformar em energia. A insulina é o hormônio necessário para a utilização do açúcar como fonte de energia necessária para o nosso dia-a-dia.
Se não for tratada de forma adequada, a doença pode provocar complicações sérias como insuficiência renal, cegueira e alterações cardiovasculares e neurológicas. Apesar de não ter cura e suas causas serem desconhecidas, a Diabete tem tratamento. Contudo, o mais importante é o diagnóstico precoce da doença.
A Diabete é classificada por dois tipos. A de Tipo 1 causada pela destruição das células do pâncreas e pela conseqüente interrupção na produção de insulina, não tem prevenção conhecida.
A de Tipo 2 ocorre quando o organismo produz insulina insuficiente para a quantidade de glicose consumida, e pode ser prevenida.
Para uma pessoa saber se tem Diabete o primeiro passo é analisar as possibilidade de fazer parte dos grupos de risco que são formados por:
- pessoas que têm na família alguém com Diabete do tipo 2;
- pessoas que estão muito acima do peso;
- pessoas que já passaram dos 40 anos;
- mulheres que deram à luz bebês com mais de quatro quilos;
- pessoas que nasceram pesando mais de quatro quilos
O segundo passo é fazer exames regulares para medir o nível de glicose no sangue, que podem identificar o desenvolvimento inicial da doença. Os médicos especialistas indicados para tratar a Diabete e solicitar os exames são os endocrinologistas, os clínicos gerais, gastroenterologistas, cardiologistas e os nutricionistas.
Mais importante do que tratar a doença é preveni-la com uma dieta balanceada, pouca ingestão de açúcar e atividade física regular. Pesquisas feitas por endocrinologistas apontam que pacientes com propensão a Diabete Tipo 2 podem diminuir o risco caminhando regularmente 30 minutos por dia. O índice diminui em 6% por 500 calorias/quilo de energia gasta por semana (média gasta durante a caminhada).
Texto extraído na íntegra do site www.sabinonline.com.br, conforme autorizado pela Gerência de Marketing, por e-mail, em 17/01/2006.
DICAS
1. Não é recomendável usar qualquer tipo de protetor ou bronzeador feito em casa. Eles podem ser causa de alergia e potencializar a ação da luz do sol, aumentando os danos, inclusive queimaduras.
2. Na praia ou piscina o Protetor Solar deverá ser aplicado 30 minutos antes da exposição.
3. Reaplique o Protetor Solar sempre que você sair da água, e com a freqüência indicada na embalagem do produto que você estiver usando.
4. Usar o Protetor Solar também nas orelhas, pés e axilas. Não se distraia! O esquecimento pode causar queimaduras que, acumuladas, podem ser fator de risco de câncer de pele.
5. Usar o Protetor Solar com uma atenção especial no nariz e ombro, devido ao muito contato com os raios solares.
6. Calvos devem tomar cuidado especial com o couro cabeludo. Fazendo o uso de Protetor Solar também na calvície.
7. Neste verão, evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líqüido corporal.
8. Neste verão, hidrate-se, bebendo sucos naturais, água de coco e principalmente muita água, sua pele irá agradecer.
9. Neste verão faça o uso de chapéu ou boné no seu figurino. É charmoso e ajuda na proteção contra os raios solares intensos.
10. Excesso de sol pode provocar queimaduras solares, que além de arder, irá atrapalhar o sono e prejudicar o visual. Pode evoluir para um câncer de pele.
11. O Excesso de sol pode provocar o foto envelhecimento. É o caso dos raios UVA causadores do fotoenvelhecimento.
12. As agressões provocadas na pele pelo excesso de raios solares ultravioletas são acumulativas, portanto ao se expor ao sol faça o uso de um bom Protetor Solar sempre reaplicando a cada duas horas.
13. Os raios ultravioletas possuem efeito acumulativo penetrando no núcleo da célula e causam uma mutação que fica registrada no DNA. No futuro, o acúmulo de mutações pode gerar uma célula cancerígena. Ou seja: ter uma queimadura forte, com bolha ou vermelhidão, durante a infância ou até os 20 anos é o suficiente para entrar no grupo de risco.
14. Câncer de pele
15. É o câncer de pele é o mais freqüente na população e pode matar, portanto, neste verão faça o uso de um bom protetor solar.
16. Os raios UVA causam o envelhecimento da pele, fica na mesma concentração durante todo o dia.
17. Os raios UVB aumentam a concentração no período de 10h às 15h, e são esses, os maiores responsáveis pelas queimaduras solares e, por conseqüência, pelo câncer de pele.
18. Pessoas com pele, olhos e cabelos claros, com muitas pintas ou com antecedentes na família têm mais chances de desenvolver câncer de pele caso não se protejam adequadamente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANVISA; “Verão: cuide da sua pele”; Http://www.anvisa.gov.br/divulga/reportagens/141207.htm; site acessado 01/12/2008.
Assinar:
Postagens (Atom)